###### ######## ###### ### ### ####### #### ###### ######## ### ## ######## #### ### ### ## #### ######## ### ### ## ### ### ##### ### ### ## #### ### ### ### ### ## ### ### ###### ### ### ## #### ### ### ### #### ######## ########## ########### ### ## #### ########## ### ### ### ### ### ### ### ###### ### ## #### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ##### ### ## #### ### ### ####### ### ### ### ### ### #### ### ## #### ### ### ##### ### ### ### ### ### ### ####### #### ### ### ~ P a R a L l E l T r I p P e R s ~ =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= FAQ/Walkthrough V4.0 por Simon (thiagosimoes84@hotmail.com) Julho2004 =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= Conteúdo -------- 1.0 - Notas sobre este Walkthrough 2.0 - Sistema de jogo 2.1 - Controles 2.2 - Menus 2.3 - Sistema de batalha 2.4 - Combos 2.5 - Evolução de personagens, magias e skills 2.6 - Mapa 3.0 - Walkthrough 3.1 - Epílogo 4.0 - Character Database 5.0 - Skills de Pinky 6.0 - Segredos 6.1 - Códigos de GameShark 6.2 - Side Quests 7.0 - FAQs 8.0 - Lista de atualizações 9.0 - Créditos =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 1.0 - Notas sobre este Walkthrough =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= Olá! Meu nome é Thiago Simões. Sou brasileiro e me interesso muito por videogames e idiomas estrangeiros (principalmente inglês e japo- nês). No meu tempo vago gosto muito de escrever FAQs ou Walkthroughs, geralmente em inglês, para o site GameFAQs. Mas desta vez estou es- crevendo um Walkthrough em português para ser usado principalmente pelos Grandiamaniacos que visitarem o site dedicado às séries Grandia e Lunar do meu amigo virtual Jinn (http://www.geocities.com/jinn_br), embora este Walkthrough também possa ser encontrado em mais dois sites: [http://www.gamefaqs.com] e [http://www.rpg-a.com.br]. Este FAQ/Walkthrough até o presente momento, é 1º do gênero escrito para o jogo Grandia Parallel Trippers, exclusivo para GameBoy Color. Mas va- mos logo ao que interessa, ao jogo! =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 2.0 - Sistema de jogo =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= +-------------------------------------------------------------------+ | Nota: Todas as informações das seções 2.0 / 2.1 / 2.2 / 2.3 / 2.4 | | foram retiradas do site [http://www.geocities.com/jinn_br] com o | | consentimento de seu Webmaster Jinn (jinn@netbank.com.br). | +-------------------------------------------------------------------+ =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 2.1 - Controles =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= Direcionais... Anda A............. Confirma / Pula B............. Cancela / Corre / Usa Pinky Start......... Menu Select........ Mapa / Ver detalhes =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 2.2 - Menus =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= +----------------+ | Menu principal | +----------------+ O menu principal (acionado ao se pressionar Start), tem, aproximada- mente, esta aparência: +-+ +-+ +-+ +-+ +-+ +-+ |1| |2| |3| |4| |5| |6| +-+ +-+ +-+ +-+ +-+ +-+ 1 - Actions (Ações) [Ícone - Uma espada e um cajado em forma de x] ------------------------------------------------------------------ Neste menu, escolha um personagem. Aparecerá então a lista de magias / skills dele. Cada personagem pode ser "equipado" com no máximo 6 magias / skills. Você terá agora um sub-menu com as seguintes opções: + Trocar (uma skill ou magia) por skill + Trocar por magia + Trocar magia ou skill por magia ou skill + Tirar uma magia / skill + Jogar fora (permanentemente) uma magia / skill A qualquer momento, você pode apertar Select quando estiver selecio- nando uma magia / skill para ver seus detalhes. 2 - Acessories (Acessórios) [Ícone - Um colar] ---------------------------------------------- Neste menu, escolha um personagem. Aparecerá os acessórios equipados nele. Cada personagem pode equipar até 2 acessórios somente. Na parte de baixo da tela, aparecerá em azul os atributos do personagem bene- ficiados pelos acessórios. Você terá um sub-menu com as seguintes opções: + Trocar acessório + Tirar acessório + Jogar fora (permanentemente) um acessório 3 - Items (Itens) [Ícone - Um saquinho] --------------------------------------- Este é um dos mais simples. Aqui você terá acesso a seus itens. Não tenho certeza, mas creio que o inventário pode armazenar infinitos itens, senão, bastantes. Você terá 3 opções: + Usar item + Jogar fora item + Ver itens especiais (ou algo do tipo) 4 - Characters (Personagens) [Ícone - Três bonequinhos] ------------------------------------------------------- Você pode ter no máximo 3 personagens ativos no grupo, porém pode trocá-los a qualquer hora neste menu. Você terá 3 opções: + Trocar personagem + Tirar personagem do grupo + Ver informações do personagem 5 - Database (Banco de dados) [Ícone - As letras DB] ---------------------------------------------------- Este é um banco de dados sobre personagens (Character Database), inimigos (Monster Database), magias e skills (Action Database). Um personagem será adicionado à sua Database quando ele entrar para seu grupo; um inimigo será adicionado quando você derrotá-lo; uma Action será adicionada quando você possuí-la, ou presenciar o uso dela por um inimigo em uma batalha. Na tela principal deste menu você terá al- go assim: +--------------------------------------+ | | | Action Database YY% | | | | XXX/275 | | | +--------------------------------------+ | | | Character Database YY% | | | | XX/29 | | | +--------------------------------------+ | | | Monster Database YY% | | | | XXX/164 | | | +--------------------------------------+ YY% mostra a porcentagem de Ações/Aliados/Inimigos que foram Realiza- das/Vistos/Vistos no game. XXX mostra o número exato dos mesmos, mostrando o máximo a ser Reali- zado/Visto/Visto, ao lado. No sub-menu, você terá 3 opções meio óbvias: + Action Database + Character Database + Monster Database Em cada uma delas você poderá acessar detalhes das Actions / Persona- gens / Monstros. 6 - System Menu (Menu do sistema) [Ícone - Um gameboy] ------------------------------------------------------ Você terá 2 opções: + Pinky's Skills (ver habilidades do Pinky que você tem) + Opções =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= +----------------------------+ | Menu dos Heal Points (HeP) | +----------------------------+ Os Heal Points parecem com Slimes (de Dragon Warrior), ou cebolas, só que multi-coloridos. Eles são iguais ao de Grandia original, e neles você terá um menu: + Curar personagens (HP/MP ao máximo) + Warp Points (Desloca para outros Heal Points da Dungeon, desde que já tenham sido visitados) + Combinar Skills + Loja de Gid (compra / vende itens) + Loja da Chit (compra / vende acessórios) Lembre-se que você pode salvar o jogo a qualquer momento. Se você não sabe como salvar o jogo, basta apenas pressionar START duas vezes du- rante o game e escolher a opção da esquerda. =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 2.3 - Sistema de batalha =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= Cada personagem tem uma quantidade de HP, que é sua energia, e uma quantidade de AP, Action Points, que é uma mistura de MP, SP e IP do Grandia original. Nos cenários, você encontrará inimigos. Ao vê-lo, eles irão atrás de você e caso você encoste nele, terá início uma batalha. Uma nova tela surgirá. A imagem dos inimigos aparecerá no meio. Acima você verá o status (HP/AP) de seus personagens. Abaixo você terá uma "descendente" da barra de IP de Grandia. I N I M I G O S +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ + + Legenda: +-----+---+---+---+---+---+---+---+---+-----+ -------- | COM | 8 | 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 | ACT | +-----+---+---+---+---+---+---+---+---+-----+ ++++++++ Vermelho \ / -------- Azul +---------------------------------------+ S E U S P E R S O N A G E N S Esta é a barra de IP. Os personagens e inimigos se deslocam para a esquerda pelas barrinhas azuis e vermelhas, respectivamente. Quando um deles chega no ponto COM, será definido a sua próxima ação. Esco- lhida sua ação, ele irá para um ponto da barra central (aquela com números), então começará a se deslocar para a direita. Quando então ele atingir o ponto ACT, ele irá desferir sua ação pré-definida, en- tão voltará para uma das barra laterais, iniciando tudo novamente. Quando um personagem seu atingir o ponto COM, você terá três opções: + Action + Passar turno + Fugir Action ------ Ao escolher essa opção, você deverá escolher uma de suas Actions. Ao escolher uma, confirme, e então escolha o(s) alvo(s). Após isso, apa- recerá uma pequena seta preta na barra de IP. Com ela você deve esco- lher qual ponto da barra principal o seu personagem irá. Logicamente, se você escolher o ponto 1, o seu personagem irá para lá e logo após atacará. Se você escolher o ponto 8, seu personagem irá para lá e se deslocará para a direita até o ponto ACT, demorando muito mais para isso. Não tenho certeza, mas quanto maior o número referente a posi- ção em que você colocar o personagem, maior será o poder do ataque (é como seu personagem "carregasse" a magia). Com isso você também pode- rá efetuar Combos, que serão explicados mais adiante. Lembre-se que cada Action requere um determinado número de AP's. Se você não tiver AP suficiente, não poderá usar suas Actions. Passar turno ------------ Ao escolher essa opção, seu personagem não atacará. Você deve esco- lher um ponto da barra secundária de IP para o qual ele irá. Ele irá para lá e voltará a se deslocar para a esquerda em direção ao ponto COM. Qual a utilidade disso, então? Simples: Sempre que seu persona- gem se desloca para a esquerda, ele recupera AP. Assim, caso o AP de seu personagem tenha acabado, utilize essa opção para poder recuperá- -lo (uma vez que não há como usar itens nas batalhas, esse é o único jeito de recuperar AP). Fugir ----- Essa é fácil. Você fugirá covardemente da batalha. Pode falhar, e não funciona contra chefes. Quando for um inimigo quem atingir o ponto COM, aparecerá a ação que ele executará e a batalha prosseguirá. Assim você pode saber de ante- mão o que o inimigo fará. Detalhe importante: dois personagens / ini- migos jamais podem ocupar a mesma posição na barra principal de IP. Assim, caso haja um inimigo no ponto 1, você não poderá ir para esse ponto após escolher uma Action, sendo impossível atacar antes dele. =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 2.4 - Combos =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= Mais um aspecto do sistema de batalhas são os Combos. Vamos supor o seguinte: Feena chega no ponto COM e você utiliza a Action "Burn", colocando-a no ponto 5 da barra de IP. A batalha prossegue, e então ao mesmo tempo que Feena chega no ponto 2, Gid chega no COM. Você utiliza a Action "Shot" e coloca-o no ponto 3 da barra - ou seja, lo- go atrás da Feena. Quando Feena chegar no ponto ACT, ao invés dela simplesmente usar "Burn", algo acontecerá: você conseguiu um "Action Combo"! A "Burn" de Feena e a "Shot" de Gid - que estava logo atrás - se unirão, formando uma nova Action, a "Burn Flame". Burn Flame atin- girá os inimigos, e logo após, a Burn de Feena e a Shot de Gid. Resu- mindo: usando consecutivamente uma determinada seqüência de Actions, você poderá fazer um Action Combo. Veja que no caso, além de atingir os inimigos com uma magia nova, a Burn Flame, também foi usada a Burn de Feena e a Shot de Gid, antes mesmo dele chegar no ponto ACT. Você pode fazer um Action Combo com três personagens também - desferindo 4 ataques consecutivos! A seqüência de Actions para se fazer um Combo você terá que descobrir tentando - são várias. Lembre-se que a ordem importa - se por exemplo você usar Shot com Gid e colocar Feena logo atrás dele com Burn, nada acontecerá. =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 2.5 - Evolução de personagens, magias e skills =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= Em Grandia Parallel Trippers você não evolui apenas seus personagens, como em um RPG comum, mas também suas magias e skills separadamente. Vamos supor que faltem 168 pontos de experiência para que Sue evolua mais um level, mas caso você consiga apenas 100 pontos, sua magia de água evoluirá para mais um nível, e sua skill em Bow (Arco-e-flecha) também irá evoluir, embora o nível de experiência de Sue permaneça inalterado. Isso significa que seu personagem aperfeiçoou suas técni- cas em determinada magia/skill, embora suas técnicas em batalha ainda precisem ser aprimoradas. Note que os valores utilizados neste exem- plo são fictícios, e a cada novo nível ganho (seja do personagem, ma- gia ou skill), o número de pontos de experiência necessários para a próxima evolução irá aumentar. A mesma coisa acontecerá com as magias de cada elemental. Por exem- plo, Justin pode ter uma magia de fogo Burn em nível 2, embora seu elemental fogo esteja no nível 10 de evolução. Isso também se aplica às skills. Esta independência entre magia/elemental implica em dife- rentes efeitos para magias que usam o mesmo elemental, porém em ní- veis diferentes. Por exemplo, algumas magias de fogo, como a Demon Flame, só poderão ser utilizadas independentemente (entenda-se: não resultando de um combo) por personagens com um alto nível neste ele- mental. Vamos expor outra teoria: Rapp possui nível 20 no elemental fogo, com uma magia Burn de nível 4, e Sue possui nível 5 no elemen- tal fogo, porém possui uma magia Burn de nível 10. Neste caso, as vantagens são de Rapp, pois embora a magia Burn de Sue esteja em um nível superior, Sue tem menos afinidade com o elemento fogo do que Rapp. Aquela velha teoria que a qualidade (Rapp) supera a quantidade (Sue), se aplica aqui. Este sistema é bastante complexo, mas você não precisa se preocupar com estes atributos todos para passar pelo jogo. Basta apenas que você tome cuidado em evoluir o nível principal de seus personagens e pronto. =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 2.6 - Mapa =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= +-------------------------------------------------------------------+ | | | | | Gankutsu Jyou | | | | Bolg Kazan | | | | | | Fukaki Jyukai Saihate no Chi | | | | | | | | Kodai Toshi | | | | | | Kuuchuu Shotou Shizuka no Umi | | | | Ghostland | | | | | +-------------------------------------------------------------------+ - Kodai Toshi (Cidade Antiga) - Fukaki Jyukai (Incubadouro da Selva) - Bolg Kazan (Vulcão Bolg) - Kuuchuu Shotou (O Céu Primordial) - Shizuka no Umi (O Mar Tranquilo) - Ghostland (Terra dos Fantasmas) - Saihate no Chi (A Terra Mais Longinqüa) - Gankutsu Jyou (Caverna Acima) =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 3 - Walkthrough =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= Gakkou (Escola) --------------- Você começa o jogo em um flashback numa escola. Não se assuste, a cor dos cenários é assim mesmo. Após a pequena discussão, você passa a controlar Yuuhi. Procure pela saída da escola. Antes da saída, entre na sala à esquerda mais próxima e pegue o item dentro do pote. Agora, saia de fato, e siga para baixo até encontrar uma velha construção. Entre nela e procure pelo GameBoy (ele está na parte superior direita da casa). Na construção existem buracos, que você deve pular, e tam- bém alguns itens pelas salas, então procure por eles. Vá para a parte inferior direita da construção e procure por seus amigos. Misteriosa- mente, você será transportado para o mundo de Grandia. Kodai Toshi (Cidade Antiga) --------------------------- Depois de toda a conversa, e de conhecer Pinky, saia da casa-estátua. À esquerda, existe uma loja onde você pode conseguir Actions (aleató- rias) a cada $50, numa máquina de Tickets. Na construção acima desta, você terá de pagar um preço extremamente caro ($1000), para conseguir uma Action! Saia desta cidade, e no world map, siga para o único pon- to disponível, a floresta. Fukaki Jyukai (Incubadouro da Selva) ------------------------------------ Assim que você chegar, vai surgir um personagem (mais tarde você des- cobre que na verdade ele é Gid), perguntando se você quer saber como funcionam os Heal Point (a partir de agora é HeP). Escolha entre: Sim Não Bem, é meio óbvio. Agora, siga duas telas para a direita e entre na batalha. Agora volte para a tela do heal point e siga para baixo, baixo, direita, pegue o caminho que leva para cima, abra o baú com o item, pule os dois obstáculos para pegar o outro baú, e siga para ci- ma. Você vai ter que enfrentar o primeiro puzzle do game. A tela é mais ou menos assim: (Flor A) (FlorB) (FlorC) (CogumeloA)(CogumeloB)(CogumeloC)(FlorD) (CogumeloD) (CogumeloE) (FlorE) Cada flor funciona como um switch (botão), para abaixar um cogumelo. Então, pise na (Flor E) para abaixar o (Cogumelo C), em seguida na (Flor A), para abaixar o (Cogumelo E), (Flor C) para abaixar o (Cogu- melo B), (Flor D) para abaixar o (Cogumelo D), e finalmente, (Flor B) para abaixar o (Cogumelo A). Apenas tome cuidado para não cair no rio, senão você perde HP. Agora, os Cogumelos A, B e C estarão abai- xados, e servirão de passagem para que você possa pegar um acessório em um baú secreto. A partir da tela do puzzle, siga para baixo, es- querda, pegue o caminho que conduz para baixo, baixo, pule o buraco, esquerda, use o HeP, abra o baú, direita, baixo, pise na flor para abaixar o cogumelo, baixo, pule o buraco, abra o baú, pule o outro buraco, baixo, pegue os itens nos dois baús, baixo, e enfrente a ba- talha. Após vencer, Yuuhi vai pegar uma folha, e Pinky ganhará a Skill Rope, que já vai lhe ser útil. Siga para a esquerda e vá para a margem do rio, e escolha Sim. Sue sairá do seu grupo, e em seu lu- gar entrará... Justin! Volte para a margem do rio outra vez e escolha Sim. A partir de agora, você vai controlar um barquinho. Se quiser explorar o local com o bote, é só se dirigir contra a correnteza. Aperte B perto dos troncos de árvore nas margens do rio para usar a Skill Rope e parar o bote. Quando você ver uma espiral verde no chão, pise em cima dele, pois é uma mola. Os pontos cinza são transportado- res. Agora, se você não quiser perder tempo explorando a floresta, a partir do ponto onde Justin entra em seu grupo, no bote, siga para baixo, entre no caminho do meio e pressione B perto do tronco da ár- vore para desembarcar numa ilha, cuja única entrada é uma caverna. Fukaki Jyukai Dungeon --------------------- Use o HeP para curar seu grupo, e siga para cima, pulando antes o bu- raco, e entre pela estreita passagem logo a sua frente (a passagem à esquerda vai levá-lo a uma parte sem saída). Se desejar enfrente os monstros, siga para cima, direita, direita, e pise no switch em forma de triângulo. Você será transportado para perto de uma alavanca. Acione a mesma e pise novamente no switch, para retornar. De onde es- tava o primeiro switch (onde você está agora), siga para a esquerda, para baixo, enfrente a batalha (obrigatório), siga para baixo, direi- ta, espere os espinhos abaixar e pule no espaço de onde eles surgi- ram, acione o switch em formato de + para ser transportado para perto de outra alavanca, acione a mesma, volte para onde você teve que batalhar obrigatoriamente, acione a alavanca, siga para baixo, es- querda, restaure sua energia no HeP, siga para cima, pulando antes o buraco, e entre pela estreita passagem logo a sua frente, direita, atravesse a nova ponte, direita, e batalhe contra o primeiro Boss. Em Grandia, os Bosses possuem suas duas mãos e seu corpo como partes in- dependentes. A melhor estratégia é primeiro acabar com os punhos (que tem menos HP do que o corpo, porém, atacam muito rapidamente), para depois concentrar seus ataques no corpo. Como você não pode usar itens nas batalhas, tenha pelo menos dois personagens com magias de cura, e restaure suas energias sempre que possível através de combos, para poder restaurar seu HP duas (ou mais) vezes em um único turno. Esta estratégia serve para qualquer outro Boss no jogo, então, fique ligado. Após vencê-lo, este Boss atacará covardemente Feena com suas últimas forças. O jogo automaticamente levará você outra vez para aquela casa-estátua. Kodai Toshi ----------- Saia da casa-estátua, e se desejar, compre algumas Actions na máquina de Tickets. Saia da cidade, e no world map, escolha a entrada para o vulcão. Bolg Kazan (Vulcão Bolg) ------------------------ Após a rápida conversa, restaure suas energias no HeP e siga para cima. Atravesse a seqüência de plataformas (alguém aí falou em Super Mario Bros.?) até chegar à entrada do vulcão. Entre, e atravesse uma nova seqüência de plataformas. Em ambas seqüências de plataforma (a de fora e a de dentro do vulcão), não se esqueça de pegar os itens nos baús. Quando chegar até a parte mais baixa, siga para a esquerda e entre na nova área. As plataformas se foram, e agora você irá re- tornar ao velho estilo de exploração tradicional. Seu grupo irá auto- maticamente conversar com duas pessoas (a mulher vai dar um beijo em Justin ;), e você irá adquirir uma nova Skill para Pinky, a Skill Shot, que irá pressionar botões de longe. Siga para cima, vá para a direita, espere os espinhos abaixarem para passar por eles e siga para a direita. Aqui, você terá um novo puzzle, mais ou menos deste jeito: Tela 1 | Tela 2 | | -----------------------|-------------+ (Botão 1) (Botão Pinky B) | (Chama A) |(Botão 3) -----------------------|---------- | | | | ==================================|========== === ========== (Passagem anterior com 3 espinhos)| (Entrada) |-(Lava)-(Passagem) ==================================|========== === ========== | | | -----------------------|---------- | (Botão 2) (Botão Pinky A) | (Chama B) |(Botão 4) -----------------------|-------------+ Você deve estar na Tela 2. A partir daí, pule no (Botão 4), para apa- gar a (Chama B). Pressione o botão B sobre o (Botão Pinky A) para pressionar o (Botão 2). Pule no (Botão 3) para apagar a (Chama A), e pressione o botão B sobre o (Botão Pinky B) para pressionar o (Botão 1). Agora, a parte com (Lava) entre a (Entrada) e a (Passagem) irá dar lugar a uma parte sólida. Atravesse a nova ponte, e você chegará a uma pequena ilha, com um baú contendo uma nova Action e um inimigo. Abra o baú e enfrente o monstro, se desejar, e volte para a parte an- terior à passagem com três espinhos, aquela onde tem três pessoas parecidas com astronautas. A partir daqui, você poderá prosseguir por dois caminhos diferentes, através da Bolg Kazan Dungeon, sendo que o Caminho 2 é totalmente opcional (serve apenas pra você ganhar level, alguns itens e um personagem novo), e mesmo percorrendo todo o Cami- nho 2 você ainda terá que percorrer o Caminho 1... Bolg Kazan Dungeon ------------------ Caminho 1 --------- + Da parte onde estão os três astronautas, com um vulcão no meio da tela: Siga para cima, restaure suas energias no HeP (caso você tenha en- frentado o monstro, anteriormente), e siga para a direita. Pule sobre os dois botões para formar uma ponte até o outro lado. Agora, pule as plataformas e pressione B sobre o Botão Pinky, voltado para o botão no centro da tela. Termine a seqüência de pulos, abra o baú, e volte para a tela do HeP. Siga para a esquerda, pise no transportador em formato de + e na nova área, acione o botão. Volte pelo transporta- dor, e siga o caminho de volta até a tela do HeP. Uma nova passagem se abriu na parte de cima, então, entre por ela, pressione B sobre o Botão Pinky e atravesse pela plataforma que acabou de surgir até uma nova tela. Aqui, acione o botão e pule pelas plataformas que aparece- rem, na tela anterior com o Botão Pinky, pule para o outro lado, e siga pela sua única passagem, ou seja, para cima. Imediatamente, pressione B sobre o botão Pinky (você já deverá estar sobre ele), e pule até o outro lado através das novas platafomas. Uma luta estará acontecendo, e pra variar, sobrou pra você enfrentar o Boss. Este Boss é bem difícil, e você precisará de bastante experiência antes de enfrentá-lo. O jogo o levará de volta para a casa-estátua do come- ço do jogo. Caminho 2 (totalmente opcional, mas deve ser percorrido antes do --------- Caminho 1) + Da parte onde estão os três astronautas, com um vulcão no meio da tela: Siga para a esquerda e pegue o foguete para entrar num mini game. Seu objetivo é atravessar o caminho para chegar ao outro lado, porém, todo o trajeto estará escondido. Assim que chegar ao outro lado, res- taure suas energias no HeP. Siga para a direita e pressione todos os botões desta tela, inclusive o Botão Pinky. Abra o baú e saia. Volte para a tela do HeP e siga para cima, esquerda (pule o fogo quando ele se aproximar), baixo, enfrente os inimigos se desejar e abra os baús. Em um deles você será perguntado se deseja ou não abrir. Escolha en- tre: Abrir Não Abrir Toda vez que você for perguntado se deseja abrir um baú, ou não, res- ponda não. Estes baús SÓ poderão ser abertos quando você tiver, no mínimo, uns 500 HP em seu grupo principal, pois eles contém algumas magias muito poderosas de Feena e alguns acessórios bastante podero- sos. Se você tentar abrir agora, você irá levar mais de 400 HP de dano e provavelmente vai acabar morrendo. Guarde bem a localização destes baús, existem diversos. Abra todos os outros baús e volte para a tela anterior. Siga para a esquerda e abra o baú. Volte para a tela do HeP. Siga para cima (atravesse as plataformas), cima, direita. Pressione o botão nesta tela para fazer a chama se apagar, abra o baú ainda nesta tela, e siga para onde o fogo se apagou. Pressione B so- bre o Botão Pinky para fazer com que uma passagem para a esquerda se- ja aberta. Entre e pule no botão. Siga para cima, colete os itens (pule quando o fogo se aproximar de você), siga para baixo, baixo (por onde a passagem se abriu), esquerda (na parte onde você tem que pular o fogo), e nesta mesma tela, siga para cima. Você terá que en- frentar o mesmo Boss do Caminho 1. Após vencê-lo, você precisará fa- zer todo o Caminho 1, para realmente enfrentar o Boss da Bolg Kazan Dungeon. Mas todo o tempo gasto no Caminho 2 não foi perdido. Após derrotar o Boss do Caminho 2, um novo personagem entrará em seu grupo. Seu nome é Derin, e seu número na Character Database é 27. Agora, faça o Caminho 1 com Derin em seu grupo, e tudo ficará muuuito mais fácil, pois além de Derin começar em um ótimo nível, ele/isto possui excelentes golpes. Kodai Toshi ----------- Derrotado o Boss do Caminho 1, você será levado de volta para a casa-estátua. Ao que parece, Feena estará curada. Você pode ainda re- tornar ao Vulcano Dungeon para recolher a Action no baú onde você lu- tou com o Boss do Caminho 1. No world map, siga para o novo ponto, Kuuchuu Shotou. Kuuchuu Shotou (O Céu Primordial) --------------------------------- Restaure suas energias no HeP e jogue-se pelos canhões até encontrar Milda. Logo abaixo, nesta mesma tela, você consegue a Skill Power, para Pinky, que empurra pedras. Suba pelas escadas, mas não entre no foguete ainda. Siga para a esquerda, pressione B no Botão Pinky, e acione o botão do outro lado. Volte para a tela anterior e jogue-se do canhão para a parte onde o pilar abaixou. Recolha os itens nos baús. A partir de agora, você pode explorar Kuuchuu Shotou atrás dos baús que estão faltando. De qualquer jeito, jogue-se pelos canhões até retornar à tela onde Milda juntou-se ao grupo, siga para a direi- ta, e agora sim pegue o foguete. Kuuchuu Shotou Dungeon ---------------------- No castelo, você tem a opção de descer por quatro escadas: +---------------------------------------------------+ | | | (Saída para Kuuchuu Shotou) | | | |(Escada A) (Escada B)| | | | | | | | | |(Escada C) (Escada D)| | | +---------------------------------------------------+ Desça a (Escada A) para abrir um baú, e retorne para a sala inicial. Desça a (Escada B/C), e desça pela escada presente nesta nova sala. Os números no chão indicam o máximo de vezes que você pode pisar em cada quadrado. Como esta Dungeon é cheia de salas com várias escadas, eu não poderei das explicações muito detalhadas. Bem, mova-se pelas escadas, descendo a partir da (Escada B/C) até encontrar uma grande hélice girando em uma parede. Ao passar por ela, o vento irá atrapa- lhar seu caminho, portanto, passe com o botão B segurado e apertan- do --> para conseguir chegar a entrada do lado direito da parede. Haverá também uma tela onde você terá que empurrar quatro pedras para cima de quatro botões. É só usar o botão B na frente delas, para que a nova Skill Power de Pinky tenha efeito. De qualquer jeito, suba pelas diversas escadas, até encontrar o Boss. Após vencê-lo, o jogo automaticamente irá desencadear uma seqüência que o leva de volta pa- ra o world map. Daí siga para a nova área disponível, Shizuka no Umi. Shizuka no Umi (O Mar Tranquilo) -------------------------------- Faça o de sempre (restaure sua energia no HeP), e siga para cima. En- frente a batalha, volte para o HeP para restaurar suas energias, e avance por onde o monstro estava bloqueando. Enfrente mais uma bata- lha, e repita o procedimento (volte para o HeP, restaure suas ener- gias, e volte). Fale com a garota e retorne para a praia. Gid irá juntar-se ao grupo. Abaixo, segue um layout aproximado do mapa, aces- sado quando você pressiona Select: 1 2 3 4 5 6 7 8 +---+---+---+---+---+---+---+---+ A | | | | | | | | | +---+---+---+---+---+---+---+---+ B | | | | | | | | | +---+---+---+---+---+---+---+---+ C | | | | | | | | | +---+---+---+---+---+---+---+---+ D | | | | | | | | | +---+---+---+---+---+---+---+---+ E | | | | | | | | | +---+---+---+---+---+---+---+---+ F | | | | | | | | | +---+---+---+---+---+---+---+---+ G | | | | | | | | | +---+---+---+---+---+---+---+---+ H | | | | | | | | | +---+---+---+---+---+---+---+---+ Siga para o ponto H4, converse com o personagem e ele vai fugir. Siga para o ponto H6 e recolha a mais nova Skill de Pinky (Jump), que per- mite a você pular grandes distâncias. Siga para o ponto C7 para falar com outra personagem, e esta também irá fugir. Prossiga para o ponto G2 (utilize a nova Skill de Pinky para chegar até lá), e pise no switch para liberar a entrada para uma construção. Entre na porta ao norte desta construção, e desça as escadas na nova tela para que seus dois amigos "andem" temporariamente com você (eles não entram no seu grupo, porque eles são inúteis em batalhas, e não são reconhecidos no Character Database). Siga para o ponto A2 e enfrente a batalha para libertar a mãe de Justin (Lily). Após derrotá-los você vai direto pa- ra o world map. Entre em Shizuka no Umi novamente e recolha os itens nos baús onde você enfrentou sua última batalha. Retorne para o world map, e siga para Kuuchuu Shotou. Kuuchuu Shotou -------------- A partir da tela inicial siga para a esquerda, cima e enfrente a luta (facílimo, o monstro poderá ser derrotado com apenas UM ataque de Milda) e uma nova personagem irá se juntar ao seu grupo. Esta é Saki, uma das 3 covers das Guerreiras Mágicas de Reyarth presentes em Grandia :) Seu número no Character Database é 12. Vá para o world map e siga para Kodai Toshi. Kodai Toshi ----------- Vá para a casa-estátua e converse com a personagem. Volte para o world map e entre novamente em Kodai Toshi. Do ponto de entrada, siga para a esquerda, para baixo e desça pelas escadas que não estavam ali antes. Você vai entrar em uma mini-dungeon. Kodai Toshi Dungeon ------------------- Esta não é exatamente uma Dungeon. Siga todo o tempo para cima, e quando chegar a uma parte com quatro entradas na parede norte da tela, siga pela primeira entrada à esquerda. Atravesse esta passagem e fale com qualquer um dos guardas bloqueando a porta para poder en- trar. Do outro lado, siga para a direita, e depois para cima. Vem aí mais um puzzle. ##### ##### ##### ##### +++++ ##### ##### ++A++ ##### ##### +++++ ##### ***** +++++ +++++ **A** ++B++ ++C++ ***** +++++ +++++ ##### +++++ ##### ##### ++D++ ##### ##### +++++ ##### ***** #####********** **B** #####**C****D** ***** #####********** Legenda: ##### - Obstáculo (Imóvel) +++++ - Botão ***** - Pedra Você precisa mover as pedras A / B / C / D para cima dos botões A / B / C / D, não necessariamente nesta ordem. Este puzzle é bastante complexo para que eu possa dar as coordenadas exatas para que você possa passar por ele, mas não se preocupe porque ele não é tão difí- cil assim. Só o que você precisa é (bastante) paciência. Depois que você tiver resolvido este puzzle, vá para baixo, esquerda, e atraves- se a ponte que se formou. Entre pela porta e suba as diversas esca- das. Em determinado momento, seus amigos ficarão pelo caminho, e sobrou para você fazer sozinho o resto do caminho. Chegando ao topo, uma cena vai rolar e depois de tudo, você é levado desmaiado para a casa-estátua. Mas como você é o personagem principal, o jogo nem deixa você descansar por muito tempo, e já te coloca de pé. Na verdade, a Kodai Toshi Dungeon só é importante no Epílogo, porém é bom ter deixado o caminho livre desde já. Siga para Bolg Kazan. Bolg Kazan ---------- Depois de uma rápida conversa, Gadwin irá juntar-se ao seu grupo. Restaure as suas energias no HeP e refaça toda a seqüência de plata- formas. Quando você chegar na entrada da Bolg Kazan Dungeon (na parte onde a mulher deu um beijo em Justin), você vai encontrar o casal desmaiado (problemas à vista...). Automaticamente surge o Boss da Bolg Kazan Dungeon. Enfrente-o novamente. Após a batalha, o jogo automaticamente o leva para o world map. Siga para a nova área, Ghostland. Ghostland (Terra dos Fantasmas) ------------------------------- Chegando em Ghostland, Justin e Feena irão se separar de seu grupo. Após a cena em que duas pessoas estão conversando, siga para a es- querda e veja por onde elas entraram. Volte para a tela anterior e entre na construção mais ao sul da tela. Existem vários botões nesta sala. O botão da esquerda faz a passagem para o baú nesta mesma tela se abrir. Os quatro botões a direita só podem ser pressionados um por vez. Ao serem pressionados, se você usar o transportador, você terá de enfrentar batalhas que, ao serem vencidas, abrem passagens em ou- tras construções em Ghostland, ou abrem passagem para botões, que por sua vez, também abrem novas passagens em outras construções em Ghostland. Após vencer todas as batalhas, saia desta construção. A partir desta tela, siga para a esquerda e para baixo para entrar em um mini-game de adivinhação. Pise em cima de o ou x, e veja se você está certo. Em cada dez tentativas, dependendo do seu número de erros e acertos você ganha um item diferente. Agora, volte para o world map e entre novamente em Ghostland. A partir da entrada, siga para cima, esquerda, esquerda e entre na construção AO LADO da construção em forma de Jack'o Lantern (a cabeça de abóbora), empurre a caixa (aper- te o botão B), e desça pelas escadas. Enfrente a batalha, passe pela porta que se abriu e suba as escadas. Na próxima tela, passe pela passagem que não tem porta, e do lado de fora desça as escadas. Avance até encontrar uma espécie de foguinho verde. Após conversar com "isto", suba as escadas. Justin será petrificado por alguns se- gundos, porém Feena será raptada! Suba as escadas e entre na constru- ção. Sue encontrará algo no chão (provavelmente é alguma pista sobre Feena...). Ainda nesta sala, pressione o botão e pegue a mais nova Skill de Pinky, a Skill Impact, que destrói alguns obstáculos (os que tem rachaduras). A partir daí, siga para norte até encontrar a entra- da para uma velha mansão. Antes de entrar, restaure suas energias no HeP. Do lado de dentro da construção, enfrente a batalha (obrigató- rio), siga para a direita (pule os obstáculos), esquerda, e suba as escadas. Vá pulando os obstáculos até chegar à tela à direita que tem uma escada conduzindo para baixo. Desça as escadas, e na próxima área, atravesse para o outro lado quando os espinhos abaixarem, para descer outras escadas. Na próxima tela, siga para a esquerda e en- frente a batalha (obrigatório). Após vencer, quebre o obstáculo com a novíssima Skill Impact de Pinky, para poder prosseguir. Ainda nesta tela, mexa no caixão para que uma nova personagem (na verdade uma múmia) junte-se ao grupo. Seu nome é Nikki, e seu número na Character Database é 24. Com Nikki em seu grupo, saia da mansão e siga para a direita, até chegar a porta do cemitério. Quebre o obstáculo e o foguinho verde, que na verdade era um espírito, achou seu dono. Agora sim ele entra de vez para seu grupo, só que na forma humana. E sabe de quem era o espírito? De Rapp! Seu número na Character Database é 6. Ao sair desta sala, você encontrará os dois caras-de-pau que rap- taram Feena. Na verdade, um deles é o palhaço Pakon (se você jogou Grandia, você já deve ter se lembrado dele), que é completamente apaixonado por Feena, mas ela (logicamente) não quer nada com ele. Siga para a direita, e enfrente-os. Esta batalha será extremamente difícil, pois estes dois desferem uma magia que drena sua energia constantemente. Primeiramente, antes da batalha, entre na loja da Chit em qualquer HeP e compre seis acessórios que aumentam em 60 pontos o HP (na descrição do acessório vai estar escrito HP+60; eles custam $400 cada). Logicamente, equipe-os em seu grupo principal. Na batalha abuse dos combos triplos mais fortes que você souber, e só entre para batalhar se estiver por volta do nível 25. Boa sorte, você vai precisar. Após a batalha, Feena é libertada. Abra o baú, ainda nesta tela, e siga para a direita. Após a conversa, no world map, siga para Kuuchuu Shotou. Kuuchuu Shotou -------------- Siga para a esquerda duas vezes. Na outra plataforma, há uma pessoa lutando contra uma ave. Pressione Select e memorize este ponto de cabeça. Explore Kuuchuu Shotou até chegar a este ponto. Derrote a ave e a pessoa irá juntar-se ao grupo. Esta é outra das covers das Guer- reiras Mágicas de Reyarth, Mio. Seu número no Character Database é 14. No world map, siga para a nova área disponível, Saihate no Chi. Saihate no Chi (A Terra Mais Longinqüa) --------------------------------------- Restaure suas energias no HeP (acho que você já esperava por isso :). Do ponto de entrada, siga para cima, e você estará em um labirinto. Mova as alavancas, pelas várias telas, até chegar ao extremo oeste de Saihate no Chi, onde tem uma escada conduzindo para baixo. Avance pelas escadas até você chegar em uma sala com alguns blocos de gelo móveis, e alguns obstáculos com rachaduras que Pinky é capaz de que- brar. Primeiro, quebre todos os obstáculos. Agora, prepare-se para um puzzle: %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% % %%%%%%%%%%%%%% % Legenda % (Escada) %%%%%%%%%%%%%% (Botão) % ------- % %%%%% (Gelo) % % %%%%%(Gelo A)### % % %%%%% % %%%%%%-Parede %=======% %%%%%% % ######-Obstáculo (Imóvel) % Porta %%%%%%% ### % (Gelo)-Bloco de Gelo (Móvel) %=======%%%%%%% % (Botão)-Posicione um bloco % %%% % de gelo sobre ele % %%%(Gelo) ###%%%% % (Porta)-Bloqueada % %%% %%%% % (Escada)-Saída %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% Assim como no puzzle anterior, ficaria complicado explicar movimento por movimento para a resolução deste puzzle, mas dá pra avisar que o bloco que vai ficar sobre o botão é o bloco em destaque (Gelo A). Tire os outros blocos do caminho, e habilmente conduza-o até o botão. Suba as escadas antes bloqueadas pela porta, e na próxima sala, reco- lha todos os baús. Volte para o world map e entre novamente em Sai- hate no Chi. Dirija-se para a parte norte de Saihate no Chi e mexa nas alavancas até liberar uma passagem para noroeste. Fale com o bo- neco de neve em frente à casa e agora, graças à uma forcinha de Pooey (o "bichinho de estimação" de Sue), você terá a oportunidade de cavar as marcas de neve (em formato de O ) no chão. Siga para nor- deste até encontrar um trenó e um boneco de neve. Fale com o boneco de neve e escolha Sim para entrar em um mini-game cujo objetivo é atravessar com o trenó um campo cheio de monstros e obstáculos. Findo este processo, outros velhos conhecidos de Grandia irão ajudá-lo, o Tenente Mullen e a Tenente Leen!!! Eles não irão juntar-se ao seu grupo, mas irão bloquear a passagem dos inimigos (mesmo que tempora- riamente) para esta nova dungeon. Saihate no Chi Dungeon ---------------------- Mullen e Leen ficarão vigiando a entrada, então recolha os baús nesta sala, e siga para cima. Nesta nova tela, ache o caminho para a tela à direita, e siga para cima. Nesta nova sala, existem quatro botões no chão. O esquema é o mesmo dos puzzles anteriores, apenas um pode ser acionado de cada vez, e bloqueia uma passagem, enquanto libera outra. Tente as várias combinações até achar uma escada no centro desta área. Suba por ela. Na nova tela, siga para cima, use o Botão Pinky para chegar ao outro lado. Milda irá encontrar seu amado Darin (que na verdade é uma VACA...) congelado. Depois da cena, volte para a te- la anterior, e batalhe com o monstro que está bloqueando a passagem. Suba pelas escadas, e na nova tela, siga para a direita, direita, baixo, baixo, esquerda e ative o switch. Volte para a tela de entrada desta área e faça o caminho para baixo, baixo e direita. Restaure suas energias no HeP e entre pela passagem norte. Prepare-se para a batalha com o Boss. Para vencer esta luta, ataque com todos os golpes de fogo que você tiver, e cure sempre. Este Boss tem uma magia que restaura bastante a energia dele durante a batalha, então tome bas- tante cuidado. Se você estiver com problemas para passar por este Boss, vá para Kodai Toshi e use a máquina de Tickets até você conse- guir algumas magias de fogo decentes. Logicamente, você vai precisar de bastante grana... Equipe as magias de acordo com o nível de cada personagem para o elemental fogo. Os mais fortes neste elemental são Saki e Rapp. Após a batalha, o jogo automaticamente o levará para Kodai Toshi. Kodai Toshi ----------- Liete finalmente junta-se ao grupo! Após as cenas, siga para a direi- ta e retorne para a sala anterior. Fale com a vaquinha e vá para o world map. Siga para Bolg Kazan. Bolg Kazan ---------- Após toda a seqüência de plataformas, a partir da entrada da cidade, siga para a direita. Não se anime, pois você não vai poder tomar banho nas águas termais (muito menos ver Feena pelada, droga... oops, você estava ouvindo :P). Fale com o velho e ele irá juntar-se ao seu grupo. O nome dele é Jin, e seu número na Character Database é 17. Siga para Kodai Toshi. Kodai Toshi ----------- Vá para a lojinha com a máquina de Tickets (aquela que vende Actions aleatórias). Fale com os dois garotos e eles irão juntar-se ao seu grupo. Seus nomes são Gantz e Tentz, e seus números na Character Database são 18 e 19, respectivamente. Siga de volta para Saihate no Chi. Saihate no Chi (Opcional) ------------------------- Se lembra da parte onde você tem que correr de trenó? Pois bem, volte para lá e tente atravessar o percurso no menor tempo possível. Caso você seja realmente rápido, uma saída na direita do percurso ficará aberta, por um curtíssimo período de tempo. Você pode precisar trei- nar algumas vezes, pois é bem difícil encontrar esta saída à direita aberta a tempo. Entrando por ela você acaba chegando a uma nova parte de Saihate no Chi. Esta é uma nova "Dungeon", onde você pode conse- guir alguns itens novos e bastante experiência. Depois que você tiver acabado seu trabalho nesta área, siga para o world map. Vá para Fukaki Jyukai. Fukaki Jyukai ------------- Procure por um garoto no lado superior direito do segundo mapa (aper- te Select) de Fukaki Jyukai. Converse com ele e procure por um homem vestido de caçador que bloqueia seu caminho. Você irá entrar em um mini-game de pega-pega. Fuja deles e pise nos switches para liberar a passagem para o baú. Após vencer este mini-game, procure novamente pelo "garoto das selvas" e converse com ele, para que se junte ao grupo. Seu nome é Lem, e seu número na Character Database é 16. Siga para a nova área disponível no world map, Gankutsu Jyou. Gankutsu Jyou (Caverna Acima) ----------------------------- Até agora não entendi se isto é uma fábrica ou um teatro abandonado, caindo aos pedaços. Explore bastante este local, e procure batalhar para elevar a experiência. Em uma das salas haverão seis botões no chão representando os números 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6. Pise neles em ordem crescente para abrir a porta bloqueada. Haverão também, várias placas com números espalhadas, que você precisa recolher. Não irei dar a localização correta de cada um porque eu teria que fazer um gigantesco mapa das áreas. Estas partes, geralmente, não estão tão longe uma da outra, então você não terá muito trabalho para encon- trá-las. Quando você avistar um bloco com um número 7 bloqueando o caminho, você vai precisar usar estas placas para removê-lo. Na pri- meira porta, a de número 7, você só poderá passar se utilizar os blo- cos 6 e 1 ao lado do bloco (6+1=7). O segundo bloco tem o número 5 sobre ele, e você precisará utilizar as placas 3 e 2 (3+2=5). Ape- nas não esqueça de conversar com o personagem que está ao lado di- reito deste bloco. Avance para a área agora desbloqueada, suba as esteiras, e siga pela entrada à esquerda. Rapp reaparece, com sua amiga. É, lá se foram mesmo os tempos de boazinha de Mizuki. Após literalmente acabar com Shirou na cena anterior à luta com o Boss de Saihate no Chi, ela agora resolve acabar com seu grupo, e lança um dragão com três cabeças. Prepare-se para a luta contra o Boss. Esta luta será difícil, pois o Boss tem um golpe que proíbe você de atacar durante vários turnos. Para vencê-lo, utilize magias de água e gelo, abuse de suas Skills mais fortes, e utilize Liete para cu- rar o grupo. Vencida a batalha, siga para a primeira tela de Gankutsu Jyou, onde tem a saída para o world map e o HeP, e siga para cima. Nesta tela, converse com o personagem ao lado do transportador e con- serte a placa número 4, que estava quebrada. Volte para a sala que você enfrentou o Boss e utilize as placas 5 e 4 para retirar o bloco número 9 do caminho (5+4=9). Restaure suas energias no HeP e avance para a esquerda. Na sala com esteiras conduzindo para baixo, siga pa- ra o sul e entre na sala no canto inferior direito. Desça pela corda por uma das saídas para achar algo parecido com um pedaço de ouro. Mizuki vai entrar por uma espécie de cano, e sobrou pra você (lite- ralmente, entre pelo cano). Mas antes de entrar, salve o jogo. Agora, prepare-se para a batalha final! Confronto Final --------------- Entre pelo buraco onde Mizuki entrou e você descobrirá porque Mizuki andava fazendo tantas maldades ultimamente. Era um espírito estava controlando Mizuki, e agora ela volta ao normal (mas não junta-se ao grupo). Após a típica lenga-lenga, o tal espírito irá atacá-lo. Utilize tudo o que você aprendeu até aqui e abuse de suas skills mais fortes. É imprescindível que você tenha o card Time Gate (Toki no Mon) para conseguir vencer o chefe (veja como conseguir este card na seção 6.2). O que o Time Gate faz é parar todos os lutadores na bata- lha com exceção do personagem que usou o card, por alguns turnos. Por isso, além do personagem ter de ser compatível com o Time Gate (nem todos podem usar este card), o personagem ainda tem de ter um AP bas- tante alto (o card gasta 100 AP para usar), além de outros cards bem poderosos para tirar o máximo de HP do Boss em alguns turnos. Sugiro que você evolua Feena até o nível 50 e deixe o Time Gate com ela. Uma outra tática é fazer com que todos os seus golpes atinjam como um combo triplo, pois o Boss tem muito HP, tanto para as duas mãos quan- to para o resto do corpo. Se você não estiver conseguindo passar pelo Boss, você tem duas opções. A primeira é resetar o jogo e procurar evoluir mais seus personagens. Entretanto, diferente de outros RPGs, o nível máximo de evolução que você pode alcançar em Grandia Parallel Trippers é o nível 50. E mesmo assim, você provavelmente ainda terá alguns problemas para passar por este Boss. Sua segunda opção é usar o código de GameShark para modificar o HP dos inimigos (veja-o na se- ção 6.1 do FAQ). Boa Sorte de qualquer forma, pois você vai precisar. ~ T h E e N d ~ =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 3.1 - Epílogo =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= Parabéns, você terminou Grandia Parallel Trippers, e... Peraí, ainda não acabou! Após a tela com "The End" surgir, carregue novamente o game e prepare-se para um epílogo... Bem, você deve estar lembrado de alguns cristais, espalhados pelo jogo, não é? Chegou a hora de coletá-los, e por fim, levá-los à Kodai Toshi Dungeon. O Epílogo tam- bém é o único meio de você conseguir alguns dos personagens secretos (sem contar o método por Game Shark). Começamos nossa nova jornada em... Kodai Toshi ----------- Caso você tenha explorado a Dungeon Gankutsu Jyou cautelosamente, você deve ter encontrado um item amarelo em algum lugar da Dungeon. Isto na verdade é um CHIFRE (!). A quem pertence esta coisa? A uma vaca logicamente. Então, volte para a casa-estátua e converse com a vaquinha. Ela então irá juntar-se ao grupo. Seu nome é Dorin e seu número na Character Database é 28. A partir desta sala siga para a direita e acione o Botão Pinky do lado inferior direito da tela para que Pinky utilize sua Skill Impact e quebre a parede. Você estará em uma sala cheia de transportadores. Avance para a direita e acione os dois botões. Pise no transportador e você será levado para a tela inicial de Kodai Toshi. A partir daqui, vá para o World Map e siga para Bolg Kazan. Bolg Kazan ---------- Lembra-se da parte onde está o foguete? Siga até esta área e fale com um dos astronautas perto deste foguete. Ele lhe dará um item. Siga até Saihate no Chi. Saihate no Chi -------------- Siga para a parte onde o amado de Milda (aquele ser parecido com uma vaca...) está localizado, e finalmente, você poderá descongelá-lo. Pena que Milda não dá nem um beijinho sequer nele... eh... nisto, pois iria ser bastante engraçado ver alguém beijando uma vaca. Bem, caso isto não tenha sido comentado antes, o nome da vaca/boi/seja-lá- o-que-for é Darin, e seu número na Character Database é 26. Siga no- vamente para Kodai Toshi. Kodai Toshi ----------- Siga para a loja de Tickets, e no andar superior (onde as Actions são caras, porém muito poderosas), compre pelo menos uma Action e equipe ela em seu personagem principal. Agora, siga para sudoeste e fale com a personagem rosa. Lembra-se dela? Esta é Chit, a "pessoa" que vende itens nos HeP. Seu número na Character Database é 25. Siga para Kuuchuu Shotou. Kuuchuu Shotou -------------- Procure por Nana (a última das covers das Guerreiras Mágicas de Reyarth). Ela está bem mais ao norte de onde você encontrou Saki (perto da junção entre as três plataformas voadoras móveis). Nana estará lutando contra um pássaro. Derrote-o e Nana irá juntar-se ao grupo. Seu número na Character Database é 13. Agora, jogue-se pelos canhões até seu personagem parar no extremo nordeste do cenário, na plataforma flutuante a esquerda da outra plataforma flutuante onde está o foguete. Pressione o botão "A" em frente ao cristal (que parece um obelisco) laranja. Suba todas as escadas e quando estiver no topo, desça os andares usando as cordas, através dos pinos pelo cenário. Na base do cristal você encontrará mais um Boss. Após der- rotá-lo, siga para Kodai Toshi. Kodai Toshi ----------- Fale com o homem que esta dentro da casa-estátua (entrando, siga para a direita e fale com o homem que está mais acima). Ele dará a Skill de Pinky Climb, que permite a você acessar algumas partes mais altas dos cenários, sempre quando está indicado com o desenho de Pinky. Siga para Shizuka no Umi. Shizuka no Umi -------------- Usando a Skill de Pinky para voar numa das áreas internas de Shizuka no Umi (naquelas construções no extremo sudoeste onde estavam Mizuki e Shirou), você acessará um nova área. Pressione o botão "A" em fren- te ao cristal azul e repita o mesmo procedimento adotado com o cris- tal laranja. Após derrotar o Boss, você pode esplorar melhor esta nova região de Islanda até que eventualmente você encontrará um navio abandonado. Naina estará lá, presa. Ao falar com ela, Naina lhe pede para achar seu namorado. Vá até a área onde havia a entrada de uma caverna onde você libertava a mãe de Junstin, Lily, em Island mesmo. Você verá Danda procurando Naina, perto de um HeP. Vá até lá, fale com ele e ele entrará no grupo. Seu número na Character Database é 22. Vá até o navio, ele libertará Naina que entrará no grupo. Só para constar, seu número na Character Database é 23. Volte para Fukaki Jyukai. Fukaki Jyukai ------------- Chegando em Fukaki Jyukai, siga uma vez para baixo, esquerda, baixo, direita, direita, baixo, baixo, e siga para cima através da passagem na parte superior direita da tela. Você vai ver um homem treinando golpes contra uma árvore. Fale com ele e ele vai acompanhá-lo. Agora, siga para a tela onde você entrou em Fukaki Jyukai. Siga para a es- querda (tem um HeP nesta tela) e pressione o botão "A" próximo ao maior tronco. O "karateka" vai quebrar o tronco e a madeira vai atin- gir a barragem. Agora ative sua canoa neste mesmo lugar e suba con- tra a correnteza três telas para cima. Você vai ver um outro lugar a esquerda da tela com mais um tronco grande. Desembarque neste local e repita o mesmo procedimento, quebrando o tronco e destruindo o que restava da barragem. Agora siga para o local que foi acabou de ser desobstruído. Desembarque e entre por debaixo da cachoeira (na parte de cima da tela, tem uma entrada em baixo d'agua). Esta parte é bem simples, então nem precisa de explicação. Quando terminar neste lugar, saia de Fukaki Jyukai e entre no vilarejo de novo. A partir deste ponto de entrada, siga para a esquerda, baixo, baixo, direita, saia pela parte mais inferior à esquerda, baixo, baixo, baixo, baixo, esquerda, e use o barquinho. A partir deste ponto, siga pela bifurca- ção da direita. Duas telas depois, você encontrará um ponto onde você poderá desembarcar pela esquerda apenas. Desembarque e siga para baixo. Nesta parte, apesar de parecer que não tem saída, tem sim. | | | RIO | | | | | +---. | | +-------+ Yuuhi | | | RIO | X -------+ | | | | RIO | +----+ | | -----------+ Seguindo para a extremidade mais inferior da parte onde você está (marcado como Yuuhi no mapa acima), você pode pular para onde está marcado o ponto X no mapa acima. Daí, siga para baixo e ache o caminho neste mini-labirinto até o botão em forma de flor. Acione-o e faça todo o caminho de volta até o cogumelo que acabou de abaixar. Entre pela passagem que se abriu quando o cogumelo abaixou, e pise no botão em forma de flor. Note que outro cogumelo vai abaixar. Agora entre na passagem que se abriu através deste novo cogumelo, siga para cima e pule na espiral mais ao norte. Pressione o botão "A" em frente ao cristal verde. Mais uma vez o seu objetivo é chegar até o topo e derrotar o Boss. A parte interessante desta mini-dungeon é que o movimento de seu personagem influencia o movimento do bicho que está na sala. O seu objetivo é conseguir deixar o bicho em cada sala em cima do botão, para que assim abra-se a porta e você possa seguir até o topo. Quem já jogou "Fuurai no Shiren" (para uma série de consoles, entre eles o GBC e o N64 -- aliás, um excelente jogo ;), sabe do que eu estou falando. De qualquer jeito, uma vez que você alcance o último andar você encontrará o Boss. Use a mesma estratégia de sempre e, após conseguir derrotá-lo, saia de Fukaki Jyukai e siga para Gankutsu Jyou. Gankutsu Jyou ------------- Logo na primeira tela você encontra o cristal. Faça o mesmo de antes, e após derrotar o Boss siga para Saihate no Chi. Saihate no Chi -------------- Ao chegar em Saihate no Chi, procure pelo cristal azul. O cristal não está muito longe da área onde você entrou, está numa área parecida com um labirinto, bem próximo a uma casa com o telhado coberto com neve onde tem um boneco de neve na frente. Faça o mesmo de sempre, e depois de vencer o Boss, siga para Ghostland. Ghostland --------- Em Ghostland siga para cima, esquerda e entre na casa com o telhado em forma de morcego. Aqui você encontrará um cristal, e... bem, você já sabe o que fazer, né? O procedimento aqui também é bem simples e não há com que se procupar. Após derrotar o Boss, siga para Bolg Kazan. Bolg Kazan ---------- Sim, você acertou. Estamos aqui atrás do cristal. Do ponto de entra- da, siga até a parte onde está o foguete e embarque nele. Quando chegar do outro lado, siga para cima quatro vezes e você encontrará o cristal. Agora que você já sabe o que fazer, após derrotar o Boss siga para Fukaki Jyukai. Fukaki Jyukai ------------- Do ponto de partida, siga para a esquerda e fale com o personagem nesta tela. Daí, siga para cima e para a direita. Fale com a mulher (bem, na verdade é uma alma) para que ela se junte ao grupo. Seu nome é Alma (!) e seu número na Character Database é 21. Depois de falar com Alma, várias pessoas irão para a vila de Fukaki Jyukai. Fale com o personagem ao lado do rio, ele plantará algo e "brotará" a Skill Unlock para Pinky, que permitirá abrir coisas trancadas. Lembra-se daqueles baús que causavam mais de 400HP de dano quando eram abertos? Bem, agora você não levará mais nenhum dano quando tentar abri-los. Siga para Gankutsu Jyou. OBS: Mesmo falando com o personagem ao lado do rio, eu não consegui a Skill Unlock, embora outra pessoa tenha conseguido. Se você também não conseguiu a Skill, então siga direto para Kodai Toshi. Gankutsu Jyou ------------- Com a Skill Unlock em mãos, procure pela cela de Pakon e Chang (os seqüestradores de Feena, que anteriormente eram Bosses de Ghostland), liberte-os e eles irão juntar-se ao grupo. Seus números na Character Database são, respectivamente, 20 e 29. Siga para Kodai Toshi. Kodai Toshi ----------- Agora que você já tem todos os sete cristais, siga para Kodai Toshi Dungeon. Suba até a parte mais alta até o topo da Kodai Toshi Dungeon (uma região toda em preto e branco). Suba todos os andares (em preto e branco) até você finalmente chegar em uma floresta. A partir deste ponto, cada andar remete a uma localidade no jogo. Suba todos os an- dares até chegar mais uma vez em uma sala em preto e branco. Esta sa- la possui três saídas à esquerda, três à direita e um botão Pinky ao norte. Cada saída leva a uma sala onde você deve colocar um cristal, e o botão Pinky faz com que a parede quebre para revelar a sétima sa- la. Com todos os cristais em seus devidos lugares, a porta que estava fechada bloqueando sua passagem irá se abrir, ao norte da sala em preto e branco. Continue seguindo para cima, subindo todos os andares até que você irá se deparar com o Boss Crystal Quartz. A estratégia para ele é a mesma do chefe Final, abuse dos combos triplos. Se você tiver um personagem bem evoluído, use o Time Gate. Vencendo o chefe, continue o caminho até que eventualmente você irá alcançar mais um Boss. Desta vez, é o Boss final mesmo. Use seus cards mais fortes e abuse de combos triplos assim que puder. Após derrotá-lo, finalmente é Game Over! Parabéns, você terminou Grandia Parallel Trippers! ~ T h E e N d ~ (Desta vez é o fim mesmo) =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 4.0 - Character Database =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= +------+-------+----------------------------------------------------+ |No. |Nome |Onde consegui-lo | +------+-------+----------------------------------------------------+ |01 |Yuuhi |Automaticamente junta-se ao grupo no começo do game.| +------+-------+----------------------------------------------------+ |02 |Justin |Fukaki Jyukai | +------+-------+----------------------------------------------------+ |03 |Sue |Automaticamente junta-se ao grupo no começo do game.| +------+-------+----------------------------------------------------+ |04 |Feena |Automaticamente junta-se ao grupo no começo do game.| +------+-------+----------------------------------------------------+ |05 |Gadwin |Bolg Kazan | +------+-------+----------------------------------------------------+ |06 |Rapp |Ghostland | +------+-------+----------------------------------------------------+ |07 |Milda |Kuuchuu Shotou | +------+-------+----------------------------------------------------+ |08 |Gid |Shizuka no Umi | +------+-------+----------------------------------------------------+ |09 |Liete |Kodai Toshi | +------+-------+----------------------------------------------------+ |10 |Mullen |*Game Shark* | +------+-------+----------------------------------------------------+ |11 |Leen |*Game Shark* | +------+-------+----------------------------------------------------+ |12 |Saki |Kuuchuu Shotou | +------+-------+----------------------------------------------------+ |13 |Nana |Kuuchuu Shotou | +------+-------+----------------------------------------------------+ |14 |Mio |Kuuchuu Shotou | +------+-------+----------------------------------------------------+ |15 |Lilly |*Game Shark* | +------+-------+----------------------------------------------------+ |16 |Lem |Fukaki Jyukai | +------+-------+----------------------------------------------------+ |17 |Jin |Bolg Kazan | +------+-------+----------------------------------------------------+ |18 |Gantz |Kodai Toshi | +------+-------+----------------------------------------------------+ |19 |Tentz |Kodai Toshi | +------+-------+----------------------------------------------------+ |20 |Pakon |Gankutsu Jyou | +------+-------+----------------------------------------------------+ |21 |Alma |Fukaki Jyukai | +------+-------+----------------------------------------------------+ |22 |Danda |Shizuka no Umi | +------+-------+----------------------------------------------------+ |23 |Naina |Shizuka no Umi | +------+-------+----------------------------------------------------+ |24 |Nikki |Ghostland | +------+-------+----------------------------------------------------+ |25 |Chit |Kodai Toshi | +------+-------+----------------------------------------------------+ |26 |Darin |Saihate no Chi | +------+-------+----------------------------------------------------+ |27 |Derin |Bolg Kazan Dungeon | +------+-------+----------------------------------------------------+ |28 |Dorin |Kodai Toshi | +------+-------+----------------------------------------------------+ |29 |Chang |Gankutsu Jyou | +------+-------+----------------------------------------------------+ =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 5.0 - Skills de Pinky =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= +------+----------------------------+-------------------------------+ |Nome |Função |Onde consegui-la | +------+----------------------------+-------------------------------+ |Dash |Corre (Botão B pressionado) |Aprendida automaticamente sem- | | | |pre que inicia um New Game. | +------+----------------------------+-------------------------------+ |Rope |Atracar o bote em Fukaki |Fukaki Jyukai | | |Jyukai | | +------+----------------------------+-------------------------------+ |Shot |Pressionar botões ao longe |Bolg Kazan | +------+----------------------------+-------------------------------+ |Power |Empurrar determinadas pedras|Kuuchuu Shotou | +------+----------------------------+-------------------------------+ |Jump |Pular grandes distâncias |Shizuka no Umi | +------+----------------------------+-------------------------------+ |Impact|Quebrar obstáculos rachados |Ghostland | +------+----------------------------+-------------------------------+ |Climb |Escalar determinados lugares|Kodai Toshi - Epílogo | +------+----------------------------+-------------------------------+ |Unlock|Destrancar algumas portas |Fukaki Jyukai - Epílogo | +------+----------------------------+-------------------------------+ =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 6.0 - Segredos =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= Abaixo estão alguns segredos presentes em Grandia Parallel Trippers. GameShark é um aparelho que permite inserir códigos para trapacear em qualquer jogo de GameBoy Color, mas é vendido separadamente e cus- ta uma boa grana (a não ser que você esteja jogando em emulador, pois alguns já tem GameShark embutido). Side Quests são buscas paralelas, que não são necessárias para completar o jogo, porém podem ser muito recompensadoras. =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 6.1 - Códigos de GameShark =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= Modificando os Hit Points dos inimigos -------------------------------------- Como você já sabe, no máximo três inimigos podem atacar seu grupo ao mesmo tempo. Agora, vamos ver como podemos modificar os Hit Points (HP) de cada um dos inimigos. 95xxEFD4 se refere ao primeiro inimigo. 95xxEFD5 se refere ao segundo inimigo. 95xxEFD6 se refere ao terceiro inimigo. A parte em "xx" se refere ao valor que você deseja transformar os HP do inimigo selecionado, mas este valor tem de estar em hexadecimal. Por exemplo, caso você coloque o código 9501EFD5, você vai mudar o valor dos HP do segundo inimigo (o inimigo que está no meio) para apenas 1 HP. No entando, esta mudança não acontece imediatamente. Ao entrar na batalha, a quantidade normal de HP do inimigo do meio será mostrada. Agora, acerte-o uma vez e os HP dele vão para 1 HP. Agora tudo que você tem a fazer é acertá-lo mais uma vez e pronto, ele vai morrer. Não tente usar os três códigos de uma vez ou então eles não vão funcionar direito. Use apenas um e pronto. Outro ponto importante a ser mencionado é que estes códigos não funcionam corretamente quando você está lutando contra um Boss. Eu não sei o que acontece, mas os HP do chefe não muda para o valor se- lecionado. Entretanto, o código funciona contra os chefes de outra forma. Vamos supor que você esteja usando o código 9501EFD5. O valor dos HP do Boss não vai mudar para 1 HP quando você acertá-lo, mas este código aumenta a força de seu golpe em mais ou menos 7,5 vezes. Então, se você acertou o chefe e causou dano de 30 HP, o valor real que você terá tirado de HP do chefe vai ser algo em torno de 225 HP. Agora ficou beeeeem fácil derrotar o último chefe, né? Adicionando personagens ao seu grupo ------------------------------------ Se você não quiser procurar por todos os personagens do jogo, você só precisa inserir um código de Game Shark correspondente ao persona- gem que você quer adicionar a seu grupo e pronto: ************** Thanks to Annoyboy for the code pattern ************** 94021DD0 - Justin 94031DD0 - Sue 94041DD0 - Feena 94051DD0 - Gadwin 94061DD0 - Rapp 94071DD0 - Milda 94081DD0 - Gid 94091DD0 - Liete 940A1DD0 - Mullen 940B1DD0 - Leen 940C1DD0 - Saki 940D1DD0 - Nana 940E1DD0 - Mio 940F1DD0 - Lilly 94101DD0 - Lem 94111DD0 - Jin 94121DD0 - Gantz 94131DD0 - Tentz 94141DD0 - Pakon 94151DD0 - Alma 94161DD0 - Danda 94171DD0 - Naina 94181DD0 - Nikki 94191DD0 - Chit 941A1DD0 - Darin 941B1DD0 - Derin 941C1DD0 - Dorin 941D1DD0 - Chang ************** Thanks to Annoyboy for the code pattern ************** Ao inserir um dos códigos acima, o personagem correspondente ocupará a segunda posição no seu grupo. Salve o jogo, resete, desative o có- digo anterior, acione um novo código e salve o jogo. Repita este pro- cedimento e você terá todos os personagens do game sem fazer esforço. =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 6.2 - Side Quests =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= Os cards mais fortes do jogo ---------------------------- Na verdade estes não são códigos de GameShark. São apenas notas sobre a localização dos três cards mais fortes do jogo. Você não precisa de um GameShark para procurar por eles. ********* Thanks to Annoyboy for the following information ********** Life Tree: Você consegue este card numa das três áreas iniciais do jogo (Fukaki Jyukai, Bolg Kazan, Kuuchuu Shotou). Time Gate: Transporte-se para o HeP no final de Gankutsu Jyou (para o HeP que você não consegue alcançar embora possa ficar na mesma tela que ele). Para alcançar este HeP, transporte-se a partir de outro HeP nesta mesma área para este. Agora, ative a máquina na sala a esquerda do HeP. Daí, transporte-se direto para o HeP mais próximo da entrada para enfrentar o último Boss e siga para cima, seguindo contra as es- teiras que estão se movendo. Pule todos os buracos e passe por todas as esteiras até que você chegará no topo desta tela. Aperte "A" em frente à porta para abri-la. Do lado de dentro, escale até o topo a torre do relógio e altere o ponteiro do relógio usando os botões ver- melhos dentro das salas. o seu objetivo aqui é deixar os ponteiros na posição de 15 minutos. Assim, você pode sair e escalar o ponteiro das horas para baixo e caminhar horizontalmente pelo ponteiro dos minutos para alcançar a sala com o card Time Gate (Toki no Mon). Você também pode mexer nos botões mais uma vez e fixar o ponteiro nos 45 minutos para assim retornar mais uma vez ao lado de fora e alcançar uma nova sala cheia de baús. End of the World: Em Gankutsu Jyou há uma área com três baús tranca- dos. Você só pode abrir um, e irá perder o que tiver nos outros. Os baús mais acima e mais abaixo contém apenas eqipamentos. Já o baú do meio é o único lugar no jogo onde você pode conseguir o card End of the World. =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 7.0 - FAQs =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= Pergunta: O que é um FAQ ou Walkthrough? Resposta: FAQ significa Frequently Asked Questions, ou Perguntas Freqüentes. Esta seção serve para esclarecer algumas dúvi- das freqüentes das pessoas, que surgem após a leitura do Walkthrough, embora eu tenha me esforçado ao máximo para que você não tenha dúvidas. Walkthrough significa passo-a- -passo (ou detonado), e indica como chegar ao final do jogo, se você estiver encalhado em alguma parte. Pergunta: O que é Grandia Parallel Trippers? Resposta: Este é um excelente jogo criado para o GameBoy Color, da Nintendo, lançado em 22 de agosto de 2000, apenas no Japão, pela companhia Hudson (criadora de Bomberman). Na verdade, este jogo foi produzido pela Game Arts, a mesma criadora das versões anteriores de Grandia. O legal é que mesmo es- tando em japonês, o jogo não é difícil. Pergunta: Não entendi nada da história. Você poderia me explicar pelo menos um pouquinho? Resposta: O enredo conta a história de três estudantes que acabaram sendo tragados para o mundo de Grandia, e agora enfrentam as maiores aventuras ao lado de velhos conhecidos, como Sue, Justin, Feena e Gadwin. Pergunta: Por que o jogo não recebeu uma versão em inglês? Ele ainda pode ter uma? Resposta: Infelizmente, nem a Hudson, nem a Game Arts se mostraram interessadas em traduzir o jogo para o inglês. Oficialmen- te, não existe mais nenhuma possibilidade deste jogo ser traduzido para o inglês ou qualquer outro idioma no GameBoy Color. Nada impede que a Game Arts faça um futuro remake do jogo para um outro console e lance uma versão americana. Não - oficialmente, alguém ainda pode traduzir o jogo através de um PATCH para ser usado com a ROM do jogo. Entretanto, infelizmente, Grandia Parallel Trippers é mais um excelente RPG para GameBoy Color que nunca saiu do Japão, assim como Tales of Phantasia Narikiri Dungeon e Star Ocean Blue Sphere... Pergunta: Onde eu posso comprar o jogo? Resposta: Existem várias lojas virtuais na Internet que ainda podem ter uma cópia novinha deste jogo. Porém, sua melhor alter- nativa são sites de leilão. Mas fique avisado, você pre- cisará de muita sorte (e geralmente muita grana...) para achar o game. Pergunta: Onde eu posso achar a ROM do jogo? Resposta: Não é difícil. É só usar buscadores como o Google que não haverá dificuladades. Por favor, não me mande um e-mail perguntando onde você pode fazer o download da ROM deste jogo, pois eu não vou responder. =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 8.0 - Lista de Atualizações =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= +-------------------------------------------------------------------+ | | | + Versão 4.0 (Julho/2004) | | ========== | | - Faz um booooom tempo que eu não atualizo este FAQ, né? Bem, mas| | pelo menos agora eu só tenho boas notícias!!! ^_^ Bem, quase| | todas... | | - Vou logo dizendo a má notícia: desisti de listar todos os mons-| | tros da Monster Database, bem como todos os cards da Action| | Database. Agora, só boas notícias: | | - Consegui hackear alguns códigos de Game Shark para modificar os| | HP dos inimigos, mas os códigos estão meio complicados de usar.| | Não se preocupe, pois está tudo explicado no FAQ. Com isso, adi-| | cionei a seção "Segredos", com "Códigos de GameShark" e "Side| | Quests". | | - Also, thanks to Annoyboy from GameFAQs Message Boards for| | Characters Game Shark Codes and the Hidden Cards location. | | - Em segundo lugar, andei aprendendo um pouquinho de japonês, e| | agora os nomes dos personagens estão corretos. Também corrigi os| | nomes de algumas Skills de Pinky que não estavam corretos, assim| | como o nome das localidades, que eram... "inventados". | | - Como eu decidi manter o nome das localidades em japonês, tive| | que adicionar uma seção nova, "Mapa". | | - Até que enfim eu terminei o epílogo! Agora sim o Walkthrough| | está 100% completo!! ^_^ | | - Bem, é só. Esta provavelmente é a última versão deste FAQ/| | Walkthrough. Mesmo que ainda faltem uma ou duas coisinhas míni-| | mas a serem adicionadas, 99,9% do jogo está explicado aqui, ape-| | nas faltando alguns pormenores, como a localização de três per-| | sonagens (que de qualquer jeito você pode conseguir através de| | códigos de GameShark, listados aqui no FAQ), e uma Skill de| | Pinky, todos desnecessários para finalizar o jogo e o epílogo.| | Muito obrigado a todos por terem lido o walkthrough. Espero que| | tenha sido útil. | | | | + Versão 3.0 (Julho/2002) | | ========== | | - O site de Jinn (jinn@netbank.com.br) sobre Grandia e Lunar tem| | sofrido alguns problemas, mas a seção sobre Grandia PT ainda| | está presente. Se você tiver dificuladades no acceso, vá direto| | para: [ http://www.geocities.com/jinn_br/grandiapt/index.html ].| | - Adicionadas e corrigidas pequenas informações. | | | | + Versão 2.0 (Janeiro/2002) | | ========== | | - Corrigidos TODOS os erros de digitação. | | - Mega-atualização graças aos esforços de Jinn | | (jinn@netbank.com.br). Confira as mudanças: | | - Após completar o jogo, há um Epílogo (explicado detalhadamente| | após a seção Walkthrough). | | - Atualizado os nomes de alguns personagens. Desta vez, são os| | nomes oficiais. ;) | | - Descoberta a utilidade dos cristais (em Epílogo, após a seção| | Walkthrough). | | - Adicionados diversos personagens secretos. Valeu mesmo, Jinn!| | | | + Versão 1.0 (Dezembro/2001) | | ========== | | - Versão inicial lançada em Dezembro de 2001. | | | +-------------------------------------------------------------------+ =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 9.0 - Créditos =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= Este FAQ/Walkthrough foi totalmente produzido por Thiago Simões (Simon), e ninguém está apto a reproduzi-lo, copiá-lo, utilizá-lo sob fins lucrativos, reescrevê-lo, seja em português ou qualquer outro idioma, publicá-lo na mídia, em revistas ou qualquer outro site se não os especificados abaixo: - http://www.geocities.com/jinn_br - http://www.gamefaqs.com - http://www.rpg-a.com.br NENHUM outro site ou veículo de mídia pode reproduzir este FAQ/Walkthrough. Não será dada permissão para mais nenhum outro site reproduzir este FAQ/Walkthrough que não sejam os três sites listados acima. Sem minha autorização, colocando este FAQ em seu site ou qualquer outro veículo de reprodução de mídia, você estará prati- cando pirataria e eu terei de tomar medidas extremas contra sua ati- tude. Se você tiver visto este FAQ em qualquer outro site/veículo de mídia que não sejam os dois listados acima, me mande um e-mail avi- sando para que eu possa tomar providências. Note que absolutamente nada deste FAQ/Walkthrough foi copiado de nenhum outro FAQ/Walk- through, revista, fansite, ou seja lá o que for, apenas a parte que explica o sistema de batalhas foi retirada do site [http://www.geocities.com/jinn_br], com todo o consentimento de seu autor e webmaster, Jinn (jinn@netbank.com.br). Contato por e-mail: thiagosimoes84@hotmail.com # Agradecimentos: - A Deus, obviamente! - A minha mãe, por sempre escutar pacientemente tudo o que eu falo sobre videogames :) - Jinn (jinn@netbank.com.br), autor e webmaster do site [http://www.geocities.com/jinn_br] - Annoyboy, from GameFAQs Message Boards for the Character Game Shark Codes and the Hidden Cards location. Thank you. Até mais! (c) Este documento foi totalmente criado - produzido - idealizado por Thiago Simões (Simon) - 2001 ~ 2004 (c) Grandia é Copyright de Game Arts (http://www.gamearts.co.jp), to- dos os direitos reservados (c) Grandia Parallel Trippers ~ 2000 ~ Copyright de Hudsonsoft / ESP / Game Arts =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= ------------------------------Fim------------------------------------ =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=